Confiando em Deus no Deserto

Confiando em Deus no Deserto
Leia: Números 13:25-33, 14:1-34

Deus livrou Israel da escravidão e prometeu levá-los à sua própria terra. Mas, quando havia finalmente chegado a hora de receber a promessa, Israel recusou. Eles duvidaram das intenções de Deus e se esqueceram de como ele os havia protegido e provido para eles no passado. Eles falharam em confiar na força do caráter de Deus, mas ao invés disso, temeram a força dos gigantes à sua frente. Mas Deus não desistiu de Israel. Ele levantou uma nova geração para habitar a terra prometida por meio de Josué. E, séculos depois, Jesus veio para liderar todos os que confiassem nele para experimentar as promessas de Deus. Fique à vontade para refletir sobre algumas ou todas as questões agora. Você também pode refletir ao longo da semana, focando em uma questão por dia.
1. O que os espias acreditavam que aconteceria se eles entrassem na terra que Deus havia prometido (veja 13:28-29 e 32-33)? Em quê Josué e Calebe acreditavam (veja 13:30 e 14:6-9)?

2. De que maneira os israelitas julgaram erroneamente o caráter e as intenções de Deus (veja 14:3)? Que decisões eles tomaram por causa disso (veja 14:2-4 e 10)?

3. Que temores ou dúvidas específicas têm te impedido de confiar em Deus e de segui-lo? Em vez de enfatizar os seus medos antigos ou atuais, mude o seu foco para Deus. O que vem à sua mente ao se lembrar do caráter fiel de Deus para com você em cada uma dessas circunstâncias específicas?

4. Jesus chama a todos que creem em seu nome a experimentar as promessas de Deus. Que passo você pode dar hoje para confiar nele e segui-lo?

Transforme suas reflexões em oração. Expresse a sua gratidão pelo caráter fiel de Deus e por suas intenções para com você. Seja honesto sobre o modo como você superestimou os seus medos e subestimou a fidelidade dele. E peça ajuda para entender e confiar no cuidado dele por você hoje.
 @Bibliaprojectportugues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OLHOS E OUVIDOS PRINCIPAIS JANELAS DA ALMA. Proverbios 20:12

NÃO SE CANSE DE FAZER O BEM Gálatas 6,9

Um Espírito, um fruto…amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio… Gálatas 5:22, 23